Título: Relatório do ONS só sai em dezembro
Autor: Thomé, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2009, Economia, p. B9
Diretor já adiantou que "dificilmente" vai propor obras; enquanto isso, pequenos apagões continuam a ocorrer
O Operador Nacional do Sistema (ONS) vai encaminhar ao Ministério das Minas e Energia o relatório final sobre o apagão que, no último dia 10, atingiu 18 Estados brasileiros. O resultado oficial, porém só deverá ser divulgado pelo ministro Edison Lobão, provavelmente no dia 16 de dezembro.
Em entrevista ao Estado no último domingo, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, afirmou que dificilmente vai sugerir obras para evitar a repetição do incidente porque isso significaria praticamente instalar "um sistema redundante". "É antieconômico", afirmou Chipp, que atribuiu a causa do blecaute a três curtos-circuitos quase simultâneos nas linhas que trazem energia de Itaipu.
A onda de calor na Região Sudeste, por sua vez, vem causando problemas isolados no fornecimento de energia, por causa do aumento de consumo com a ligação de aparelhos de ar-condicionado. Ontem, no Rio, três bairros da zona sul ficaram às escuras no fim da tarde por causa de uma pane na rede da Light, concessionária de energia da capital.
A região atingida - trechos dos bairros do Leblon, Ipanema e Lagoa - tem 12 mil clientes. Por conta da falta de luz, o fim de tarde foi de lojas vazias e de transtorno para quem tentava voltar para casa e encontrou elevadores desativados. O trânsito também ficou caótico, porque os semáforos não funcionavam.
A Light informou que interrompeu o fornecimento de energia às 15h50 por questões de segurança. A empresa detectou um problema num dos cabos de transmissão subterrânea.
De acordo com a empresa, 45 equipes trabalharam no reparo da rede. Pela manhã, um transformador da Light pegou fogo na Avenida Pedro II, em São Cristóvão, na zona norte. Até o início da noite, a energia não havia sido restabelecida no bairro.