Título: Suspender aulas reduziu contágio da gripe suína
Autor: Formenti, Lígia ; Cafardo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/11/2009, Vida&, p. A30

O fechamento de escolas diminuiu em cerca de 10% o contato direto entre estudantes e reduziu a expansão da epidemia de gripe suína em até 21% em oito países europeus que adotaram a medida neste ano.

As conclusões são de uma pesquisa feita na Universidade de Hasselt, na Bélgica, e publicada na revista científica BioMed Central Infectious Diseases. Foram usados dados da Grã-Bretanha, Finlândia, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Polônia e Holanda.

"As crianças são agentes importantes de propagação de muitos vírus e bactérias por causa do contato direto e frequente", explica Niel Hens, responsável pelo estudo. "Nossos resultados mostram que o fechamento de escolas tem impacto significativo na transmissão de uma doença", conclui.

O próprio pesquisador ressalva, no entanto, que a medida tem fortes impactos sociais e econômicos, que devem ser analisados pelos governos. Isso porque muitos trabalhadores precisariam ficar em casa para cuidar de seus filhos. "É preciso analisar se o impacto na sociedade sobressai em relação aos benefícios para a área da saúde", diz.