Título: Presidente dispensa residência oficial
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2009, Internacional, p. A14
Mujica continuará em seu 'casebre'
O ex-presidente uruguaio e candidato derrotado na eleição de domingo, Luiz Alberto Lacalle, usou a palavra "sucucho" - uma gíria que significa casebre - para definir a modesta casa onde mora o presidente eleito José "Pepe" Mujica. Ontem, Mujica confirmou que tornará sua chácara, na periferia de Montevidéu, onde planta flores e verduras, como a residência oficial nos próximos cinco anos.
Já na campanha, ele havia dito que não se mudaria para a residência oficial de Suárez e permaneceria em seu casebre. Com esse novo status, a chácara terá de ser toda cercada, já que a principal defesa da propriedade é uma porteira caindo aos pedaços.
"Vou ter de instalar eletricidade em um dos quartinhos para que o pessoal da segurança não precise ficar ali no escuro", disse o presidente eleito.
O Estado esteve na chácara de Mujica, onde o mato cresce sem grandes impedimentos e o lado externo da casa tem manchas de umidade.
Vários líderes uruguaios optaram por continuar residindo em sua casa, como o atual presidente, Tabaré Vázquez, que utiliza Suárez como escritório. "No Uruguai, é normal ver um ex-presidente caminhando na rua. Para os uruguaios, distanciar-se da sociedade é visto como algo de mau gosto", disse ao Estado o cientista político Adolfo Garce.