Título: Brasil limita entrada de brinquedo da Argentina
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2009, Economia, p. B5
O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, informou que o Brasil colocará em licença não automática, dentro de 15 dias, as importações de brinquedos da Argentina.
Barral disse que, com a decisão, chega a 40 o número de itens colocados pelo Brasil no sistema de licenças não automáticas. "O princípio fundamental das relações internacionais é o da reciprocidade e o Brasil vai adotar essa regra em relação a qualquer parceiro comercial. Quem quiser ter acesso ao mercado brasileiro tem de garantir acesso ao seu mercado", avisou o secretário.
Recentemente, Buenos Aires passou a exigir dos exportadores brasileiros de brinquedos certificação técnica emitida na Argentina, o que tem dificultado a venda dos produtos. A decisão brasileira de colocar brinquedos argentinos nas licenças não automáticas é uma resposta à exigência.
Barral disse que qualquer restrição a produtos brasileiros imposta pela Argentina será respondida na mesma moeda. "No sistema de moedas locais", brincou.