Título: Foi um fiasco, diz professor de cursinho
Autor: Stanisci, Carolina; Mazzitelli, Fábio
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/12/2009, Vida&, p. A19

Uma prova que mais prometeu do que cumpriu. É essa a visão que especialistas em educação têm do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no fim de semana. "Foi um fiasco, é só ver o nível de abstenção", afirmou o coordenador do Anglo, Nicolau Marmo.

Para os professores, o Enem deixou a desejar especialmente em logística, já que, além do vazamento, inscrições, locais de prova e gabaritos também apresentaram problemas. "Não pode ser amador; é um exame que envolve 4 milhões de indivíduos e decide a vida deles", afirmou Vera Lúcia Antunes, do Objetivo. "Deixou uma mancha na educação brasileira."

Para que avalie o ensino médio e sirva de vestibular ao mesmo tempo, os especialistas acreditam que o Enem deve ser aprimorado. "Foi uma experiência complicada, precisa ser revisada", analisa Maria Teresa Kerbauy, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os professores pedem menos questões, textos curtos e maior abrangência de conteúdos.

Os especialistas também criticam os textos sobre o governo na prova. "Um texto institucional não é bom, está ligado demais à instituição", disse José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Uma fonte isenta é mais adequada", opinou Edmilson Motta, do Etapa.