Título: PT pró-Cabral e Dilma vence disputa no Rio
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/12/2009, Nacional, p. A7

Rio

A disputa eleitoral que levou o deputado federal Luiz Sérgio à presidência regional do PT rachou o partido no Rio. Depois de uma campanha acirrada, com troca de acusações de fraude e até ameaça de agressões entre militantes, a apuração oficial confirmou que o parlamentar obteve 51,94% dos votos válidos no segundo turno do processo de eleição direta da legenda.

Seu adversário, o ex-subsecretário estadual de Direitos Humanos e atual vice-presidente do PT, Lourival Casula, ficou com 48,06%. A diferença absoluta foi de apenas 1.095 votos.

Até o fechamento desta edição, a comissão eleitoral do PT só não havia computado os votos do diretório de Cambuci, pequeno município do noroeste fluminense. "Nada que altere o resultado final", afirmou o secretário de Organização do PT do Rio, Ernesto Braga.

A vitória de Luiz Sérgio representa um triunfo para o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). O grupo ligado ao novo presidente do PT defende aliança em favor da reeleição no primeiro turno.

O Rio é apontado, como um dos entraves ao pré-acordo entre PMDB e PT em favor da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para presidente. O principal prejudicado com o resultado foi o prefeito de Nova Iguaçu e pré-candidato ao governo do Rio, Lindberg Farias, que empenhou toda a sua força política em favor da candidatura de Casula.

"O Lindberg partiu para um tudo ou nada. A tese da moderação saiu vitoriosa", avaliou Luiz Sérgio. "Perdemos uma batalha, mas vamos ganhar a guerra", reagiu o prefeito.