Título: Brasil herda carros encalhados em Dubai
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/12/2009, Economia, p. B15

Lote de 70 modelos Mini Cooper chega antes ao comprador brasileiro

Um lote de 70 modelos Mini Cooper que seriam vendidos em Dubai, meca do consumo de luxo antes da moratória da empresa estatal Dubai World, veio parar no Brasil há algumas semanas. O "encalhe" no país dos Emirados Árabes Unidos permitiu a consumidores brasileiros receber a encomenda antes do previsto. A fila de espera para o carrinho inglês que custa entre R$ 86,9 mil e R$ 129,5 mil passa de três meses.

"Ao menos por enquanto conseguimos normalizar as entregas, mas os novos pedidos só chegarão daqui a dois meses", informa Henning Dornbusch, presidente da filial brasileira da BMW, empresa alemã dona da marca Mini Cooper.

Em reunião com a direção da BMW na Alemanha, Dornbusch soube que os consumidores de Dubai estavam cancelando encomendas por causa da incapacidade de pagar pelos produtos. Imediatamente, solicitou o desvio da rota de entrega para o Brasil, onde as vendas de carros de luxo este ano devem crescer quase 30%.

O Mini Cooper é considerado um clássico no meio automobilístico. Produzido na Inglaterra há mais de 50 anos, tornou-se conhecido no mundo todo como o carro do personagem do seriado inglês Mr. Bean. O modelo foi totalmente renovado e chegava ao País via importação independente. Em abril, a BMW iniciou a importação oficial e inicialmente esperava vender 600 unidades neste ano.

"Já estamos perto da 1,1 mil unidades", informa Dornbusch que, para 2010, espera vender 300 unidades a mais. A única fábrica inglesa que produz o modelo tem capacidade anual para 240 mil unidades, disputadas por vários mercados internacionais.

No Brasil, o compacto de luxo disputa mercado com os também importados Fiat 500 - que a Fiat traz da Polônia por R$ 62,8 mil a R$ 64,9 mil - e o Smart, vendido por R$ 57,9 mil a R$ 64,9 mil pela Mercedes-Benz, que traz o carrinho da França.

Dornbusch conta que também já "desviou" veículos que iriam para a Argentina, Colômbia e Venezuela, países latino-americanos que também enfrentam dificuldades econômicas.

O Brasil, ao contrário, tem atraído marcas de luxo como Lamborghini, Pagani, Bentley e Aston Martin. As importações estão atraentes por causa da valorização do real frente ao dólar e ao euro. Além disso, o Brasil está entre os três principais mercados automobilísticos que vão registrar crescimento de vendas este ano. Os outros são China e Alemanha.