Título: PF investiga gabarito falso na internet
Autor: Stanisci, Carolina; Oliveira, Elida
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2009, Vida&, p. A28

O Ministério da Educação (MEC) pediu à Polícia Federal que apure a origem de um suposto gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que circulou ontem em sites de relacionamento como Orkut e Twitter. O MEC comparou as respostas divulgadas com as provas que serão aplicadas hoje e amanhã e afirmou que o gabarito é falso.

Mesmo assim, o ministério quer saber quem o divulgou como verdadeiro, o que provocou em algumas comunidades do Orkut boatos de que as provas teriam vazado novamente. Em um fórum dentro da comunidade sobre a Unicamp, por exemplo, era feita a pergunta "Enem vazou de novo?".

O suposto gabarito teria circulado também nas comunidades "Fuvest 2010" e "Unesp". A Polícia Federal só deve divulgar uma posição oficial sobre o assunto na próxima segunda-feira.

O Enem terá quatro versões diferentes de provas, portanto, quatro gabaritos. Segundo o MEC, eles só serão divulgados no domingo à noite, depois que a prova toda tiver terminado.

Isso porque estudantes judeus e adventistas estarão fazendo o exame durante a noite de sábado, quando o restante já tiver terminado. A prova desse grupo deve começar às 19 horas, enquanto os demais terminam às 17h30. No domingo, todos os cerca de 4 milhões de alunos farão as provas no mesmo horário.