Título: IPCC avalia suposta fraude em dados sobre clima
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2009, Vida&, p. A33

O Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) vai investigar as acusações contra Phil Jones - famoso climatologista suspeito de haver manipulado dados para exagerar os efeitos da mudança climática.

Jones é diretor da Unidade de Investigação do Clima da Universidade de East Anglia, um dos centros de maior reputação do mundo nesta área. Ele renunciou depois que foram divulgadas na internet mensagens que supostamente demonstrariam a fraude. Em um dos e-mails invadidos pelos hackers, Jones menciona um "truque" empregado para maquiar as estatísticas de temperatura para "ocultar uma redução".

O cientista afirma que as mensagens foram tiradas de contexto para sugerir que os pesquisadores tentavam suprimir dados que não apoiavam sua teoria de que a mudança do clima é consequência da irresponsabilidade ambiental do homens. "A palavra truque foi utilizada de maneira coloquial como uma coisa inteligente que era preciso ser feita. É absurdo sugerir que se refere a qualquer atitude prejudicial", declarou.

"Vamos estudar tudo e então tomaremos uma posição", disse Rajendra Pachauri, presidente do IPCC. "Não queremos varrer para debaixo do tapete. É um assunto sério e vamos estudar com detalhe", acrescentou o economista indiano.