Título: Brasil levará a maior delegação
Autor: Balazina, Afra
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2009, Vida&, p. A28

Serão 625 pessoas, sendo 75 do governo federal e 28 de estatais

A delegação brasileira deve ser a maior entre todos os países, com 625 pessoas. Mas a maioria não faz parte do governo - são integrantes de ONGs, políticos e empresários, entre outros. O interesse em ser credenciado como parte da delegação oficial é que, dessa forma, é possível participar de mais reuniões, já que algumas são exclusivas para os grupos oficiais.

Não existe uma regra formal, mas as pessoas que não são, de fato, as escaladas pelo governo para negociar respeitam um código moral de não falar nas reuniões em nome do País. Elas sabem que, caso quebrem esse voto de confiança, perderão a chance de integrarem a delegação no futuro.

Das 625 pessoas da delegação, 75 são do governo federal e 28 de empresas estatais, como a Petrobrás. O número não inclui o staff do presidente. Durante o encontro, os ministros tomarão as principais decisões. Estarão lá: Dilma Rousseff (Casa Civil e chefe da delegação), Celso Amorim (Relações Exteriores), Carlos Minc (Meio Ambiente) e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia).

O negociador-chefe do Brasil é o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado. Ele contará com outros cinco negociadores principais, como Thelma Krug (assuntos florestais) e José Miguez (temas ligados ao Protocolo de Kyoto). Outros oito negociadores trabalharão no processo de definição de cada palavra dos textos que estarão na mesa. Haverá ainda cinco pessoas que não negociarão pontos específicos, mas cuidarão da articulação entre os órgãos do próprio governo, cientistas e a sociedade civil para chegar a uma posição do País.

SHOWS

Quem estiver em São Paulo poderá participar hoje, a partir das 10 horas, do evento Tô no Clima para Salvar o Planeta, da campanha TicTacTicTac, no parque do Ibirapuera. Haverá pocket shows de Zélia Duncan, Simoninha e Gabriel, O Pensador.