Título: Indústria prevê alta de 20% nas exportações
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2009, Economia, p. B8

As exportações brasileiras de produtos industrializados devem crescer 21,6% no primeiro trimestre do ano que vem, em relação ao mesmo período deste ano. A projeção é de uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que ouviu 78 empresas que respondem por cerca de 25% da pauta de exportação de industrializados do País.

A pesquisa aponta para exportações de US$ 22,934 bilhões em produtos industrializados nos próximos três meses. No primeiro trimestre deste ano, as vendas externas desse tipo de produto somaram US$ 18,862 bilhões. "Parte do crescimento será efeito de base de comparação muito baixa, já que a exportação de manufaturados chegou a cair 27,8% no começo de 2009 em comparação com igual período do ano anterior", disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Ainda assim, ele considera que os mercados lá fora dão sinais de melhora. "A recuperação da demanda mundial virá aos poucos, no médio prazo, e não da forma repentina como aconteceu com o nosso mercado doméstico, que permitia a abertura de quase 1 milhão de empregos este ano."

A tendência de melhora das vendas externas se deve principalmente à demanda de mercados como a Ásia e Oriente Médio, que não foram muito afetados pela crise mundial. De janeiro a setembro deste ano, a participação das vendas para a Ásia na pauta de exportação de industrializados brasileiros cresceu para 16,1%, ante 11,1% em igual período de 2008.