Título: Lula recomenda panetones no Natal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/12/2009, Nacional, p. A7
Ele cita símbolo da propina no DF e ri
Incorporado à crônica da política como o mais recente símbolo da corrupção na capital federal, a expressão panetone foi usada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fustigar a oposição.
Lula arrancou risos da plateia durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) ao encerrar seu discurso de improviso recomendando a todos que comprem no Natal quantos panetones quiserem.
"Eu quero que vocês passem o Natal, comprem todos os panetones que quiserem comprar, passem o Natal o mais tranquilo possível com as suas famílias", disse Lula. Quando estourou o escândalo no DF, contudo, o presidente havia declarado que as imagens da propina não falavam "por si".
Ontem Lula lembrava que, no ano que vem, serão realizadas eleições e muitos ministros deixarão o governo para ser candidatos. Dizia, porém, que todos precisam trabalhar muito porque têm "um patrimônio a mostrar". Foi quando se referiu aos panetones, símbolo da crise enfrentada pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).
Filmado recebendo um maço de dinheiro, Arruda, que é apontado pelo Ministério Público como articulador do chamado "mensalão do DEM" no Distrito Federal, justificou-se dizendo que a quantia recebida foi usada para comprar panetones para os pobres e para distribuição em creches e asilos.
Lula chegou a titubear quando viu que recorrera à palavra. Mas, embalado pelos risos da plateia, recomendou a compra dos panetones.