Título: Após dia de reuniões com chefes de Estado, Lula discursa hoje na plenária
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/12/2009, Vida&, p. A26

Em seu primeiro dia na Conferência do Clima de Copenhague, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a delegação brasileira, incluindo governadores, e com chefes de Estado, como os primeiros-ministros do país anfitrião, Lars Rasmussen, e do Reino Unido, Gordon Brown. Ele também recebeu um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Ao meio-dia de hoje (horário de Brasília), o presidente fala na sessão plenária da COP-15, no Bella Center, em um dos mais esperados discursos do evento. Após o discurso, ele se reúne por cerca de meia hora com o presidente francês, Nicolas Sarzoky, com quem esteve recentemente em Manaus em uma reunião com chefes de Estado dos países amazônicos - Sarkozy representou a Guiana Francesa.

Depois, o brasileiro também deve se reunir rapidamente com Meles Zenawi, o premiê da Etiópia, um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas. Às14h30, Lula dá entrevista coletiva à imprensa. À noite, o presidente será recebido no castelo Christiansborg para um jantar oferecido pela Rainha da Dinamarca, Margarete II.

Amanhã, uma grande cúpula com quase 120 chefes de Estado e governo encerra a conferência de Copenhague. O presidente americano Barack Obama confirmou presença.

"GRANDE LÍDER"

Para o presidente do conselho diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, "o presidente Lula poderia sair daqui amanhã aplaudido como um grande líder". Independentemente do resultado de Copenhague, Nobre crê que o Brasil tem todas as chances de cumprir as metas de redução apresentadas na COP-15.