Título: Polícia prende 230 ativistas ambientais
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/12/2009, Vida&, p. A26

Protesto acaba em enfrentamento

A polícia da Dinamarca prendeu ontem cerca de 230 pessoas que protestavam para tentar entrar no Bella Center, onde ocorre a conferência do clima. Os manifestantes queriam paralisar a cúpula e realizar uma assembleia popular. Centenas de policiais cercaram o local para impedir o acesso dos ativistas.

A concentração começou a alguns quilômetros ao sul do centro de convenções. Um forte esquema de segurança foi mobilizado do lado de fora do Bella Center, enquanto policiais faziam controles aleatórios na estação central de trem, em ônibus por toda a cidade e nas proximidades.

Dezenas de ativistas foram detidos durante a passagem do protesto pela estação de metrô Orestad, a um quilômetro do Bella Center. A polícia afirma que tentou dialogar com os ativistas, mas eles teriam continuado marchando.

A polícia recorreu ao gás lacrimogêneo. Também foram usados cães e gás de pimenta. Ativistas que tentavam chegar de bicicleta foram detidos. Delegados de ONGs credenciadas tentaram sair do centro de convenções para manifestar apoio, mas foram impedidos pelos policiais. O secretário executivo da Convenção do Clima da ONU, Yvo de Boer, disse que houve também uma série de incidentes no Belle Center, como pessoas que subiram no palco e interromperam reuniões.