Título: Indústria só volta ao nível pré-crise em um ano
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/12/2009, Economia, p. B7

Varejo cresce acima do esperado

A expectativa de especialistas é de que recuperação da produção seja alcançada somente no fim de 2010, enquanto os níveis de emprego e renda seriam recuperados no ano seguinte. Desde que os investimentos sejam retomados, dizem os analistas.

"É complicado e leva tempo recompor os postos de trabalho destruídos na indústria", diz o gerente da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Cimar Azeredo Pereira. Já o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, observa que a indústria tem recuperado vagas relativamente bem nos últimos dois meses. "O saldo ainda está negativo, porque o corte foi muito pesado."

As previsões indicam que a taxa de investimentos em relação ao PIB só voltará aos níveis de 2008 em 2011. "É preciso criar um ambiente favorável para que a retomada dos investimentos ocorra num prazo mais curto", diz José Ricardo Roriz Coelho, diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). M.R.