Título: Brasil ajudou a abortar golpe no país em 1998
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2009, Internacional, p. A10

Em 1998, a Embaixada do Brasil em Assunção chegou a se mobilizar para dar asilo político a Juan Carlos Wasmosy, então presidente do Paraguai. Wasmosy não precisou abrigar-se na missão brasileira. Gestões diplomáticas e militares do Brasil e da Argentina ajudaram a esvaziar o golpe do comandante do Exército e candidato à sucessão presidencial, Lino Oviedo, e criaram um anteparo contra novas tentativas de rompimento da ordem institucional no país.

Nos meses seguintes, as diplomacias brasileira e argentina redigiram a chamada cláusula democrática para o Mercosul, que foi assinada pelos chefes de Estado dos quatro países do bloco, além de Chile e Bolívia. Ela prevê a exclusão do Mercosul do país que sofrer um rompimento de sua ordem institucional.

Outras tentativas de golpe foram abortadas, segundo autoridades paraguaias, nos anos seguintes. Oviedo foi indultado pelo presidente Raúl Cubas, em 1998. Quando Cubas renunciou, ele novamente foi acusado de tentar dar um golpe de Estado, agora contra o presidente Luís González Macchi.