Título: Não dá para ficar apenas com a aposentadoria do INSS
Autor: Simão, Edna
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2009, Economia, p. B3

O psicólogo Andrade Melo, de 58 anos, aderiu ao PDV dos Correios em junho

Aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) desde 2000, o psicólogo Eleuní Antonio de Andrade Melo só resolveu deixar o cargo de gerente da área de Gestão de Pessoal da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT) este ano por causa dos incentivos financeiros oferecidos pela companhia.

Andrade Melo foi um dos 4.769 aposentados pelo INSS, que mantinham o vínculo empregatício, que aderiu ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV) dos Correios. O psicólogo explicou que só não saiu da empresa antes porque precisava completar 58 anos para ser beneficiado pelo Plano de Previdência Privado da empresa, o que aconteceu neste ano. "O PDV foi um incentivo para eu sair. É um bom negócio para quem está com a aposentadoria assegurada."

Durante nove anos, a aposentadoria de Andrade Melo serviu como um complemento ao salário. "Não dá para ficar apenas com a aposentadoria paga pelo INSS", afirmou o psicólogo, que deixou o cargo na estatal em junho. "Estou acostumado a ter um padrão de vida, que dificilmente seria mantido com a aposentadoria", acrescentou. Mesmo deixando os Correios, Andrade Melo pretende continuar trabalhando. Será consultor de empresas.

O PDV dos Correios está sendo feito em duas etapas e era destinado para todos os trabalhadores da empresa. Mas dos 6.023 que aderiram ao programa, 4.769 eram aposentados. O custo da operação foi de R$ 352,826 milhões. Mesmo com a operação, o número de aposentados ainda é expressivo. Do efetivo de 108.723, 6.028 são aposentados, ou seja, 6,29% do quadro de funcionários.

Segundo levantamento dos Correios, os trabalhadores que entraram no programa tinham uma média de idade de 59 anos e remuneração de R$ 3.673,62. Os incentivos oferecidos foram o pagamento de 40% da multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 20% do salário-base por cada ano trabalhado.