Título: EUA liberam imagem de explosivo usado em voo
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2009, Internacional, p. A8

As autoridades americanas liberaram na segunda-feira à noite imagens da cueca com explosivos usada por Umar Farouk Abdulmutallab na frustrada tentativa de derrubar o avião da companhia Northwest, na sexta-feira. Apesar de ter conseguido embarcar com ela, Abdulmutallab não conseguiu detonar a carga.

O explosivo PETN, ou pentrito, tem uma aparência semelhante à do açúcar e dificilmente pode ser detectado. A substância não é inflamável, eliminando os riscos de uma explosão acidental antes do momento do atentado. Mas não é fácil de ser obtido ou fabricado, segundo afirmou Sidney Alford, um especialista em explosivos da Grã-Bretanha em entrevista para a rede de TV CNN.

Os 80 gramas de PETN que Abdulmutallab levava eram 50% mais potentes do que os explosivos que Richard Reid levava nos sapatos para tentar explodir um avião em dezembro de 2001, também perto do Natal - por causa deste episódio, as pessoas são obrigadas até hoje a retirar calçados para colocá-los em aparelhos de raio x nos aeroportos dos EUA.

Diante da quantidade, torna-se improvável que o nigeriano tenha obtido os explosivos sem ajuda - ele afirma que o PETN foi entregue por militantes da Al-Qaeda que têm base no Iêmen. Além deste caso, não há informações de atentados usando este tipo de explosivo.