Título: Europa adota novas medidas de segurança
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/12/2009, Internacional, p. A8
Aeroportos europeus anunciaram novas medidas de segurança após a tentativa de atentado nos EUA. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo, as companhias gastaram US$ 5 bilhões com reforço na segurança desde 11 de setembro de 2001.
O foco é o Aeroporto Schiphol, de Amsterdã, onde o nigeriano embarcou com material explosivo na sexta-feira. A orientação é checar cada passageiro e escanear toda a bagagem de mão. Na Europa, empresas que voam para os EUA pediram para que todos cheguem nos aeroportos com pelo menos três horas de antecedência.
Muitas companhias aéreas exigirão que passageiros permaneçam sentados na última hora de voo antes da aterrissagem. Paris chegou a registrar ontem atrasos de uma hora na partida de voos para os EUA, para garantir que todos fossem verificados.
No aeroporto londrino de Heathrow, com um dos maiores números de voos para os EUA, a orientação é para que cada pessoa carregue apenas uma bagagem de mão. As autoridades alemãs também redobraram a segurança nos aeroportos de Frankfurt, Munique e Zurique, um mais movimentados da Europa.