Título: Depois de cirurgia, cardeal se recupera bem
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/12/2009, Vida&, p. A13

O papa saiu ileso do incidente na quinta-feira, quando a suíça-italiana Susanna Maiolo, de 25 anos, tentou chegar até Bento XVI, mas o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, fraturou o fêmur e foi submetido a uma cirurgia ontem no Hospital Gemelli, em Roma. Ao saltar a barreira na Basílica de São Pedro e se lançar sobre Bento XVI, Susanna atingiu Etchegaray, que também foi derrubado. O cardeal saiu da igreja em cadeira de rodas.

O Vaticano informou que a operação foi bem-sucedida e o cardeal passa bem. Etchegaray aposentou-se em 1998, depois de presidir o Pontifício Conselho Justiça e Paz - destinado a promover a doutrina social da Igreja - e o Pontifício Conselho Cor Unum - órgão que coordena ações de caridade de instituições católicas.

REINCIDENTE

De acordo com jornais italianos, Susanna ainda está na ala psiquiátrica de um hospital localizado em Subiaco, um município de 9 mil habitantes ao lado de Roma. Foi a segunda vez que a mesma mulher tentou saltar a barreira durante a procissão na Missa da Galo. Em 2008, Susanna não conseguiu chegar até o papa.

O presidente do tribunal do Vaticano, Giuseppe Dalla Torre, espera que a investigação do incidente demore poucas semanas. Em entrevista ao jornal católico italiano Avvenire, Dalla Torre explicou que um dos principais aspectos que precisam ser esclarecidos é se Susanna estava mentalmente sã no momento do ataque ou se ela estava fora de si. Já se sabe que ela não estava armada no momento do incidente.