Título: Papa mantém agenda após ataque na missa de Natal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/12/2009, Vida&, p. A13

Durante visita a obra social, Bento XVI caminhou entre multidão de fiéis

O papa Bento XVI esteve cercado por uma multidão de fiéis ontem em Roma, três dias após ser derrubado por uma mulher durante a missa de Natal. Foi sua primeira aparição pública fora do Vaticano depois do ataque, que não lhe causou ferimentos, mas levantou dúvidas sobre a eficácia do sistema de segurança que o protege.

Ontem, Bento XVI saudou os fiéis como de costume. Beijou crianças e apertou as mãos de adultos enquanto entrava no restaurante mantido pela Comunidade de Sant"Egidio, grupo de leigos católicos sediado em Roma. O porta-voz do Vaticano Federico Lombardi afirmou ser impossível garantir 100% da segurança, pois o papa está frequentemente cercado por milhares de pessoas.

Mesmo após o incidente, Bento XVI manteve a agenda. Antes de visitar Sant"Egidio, o papa dirigiu a oração do Angelus para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro. No restaurante, Bento XVI comeu lasanha, almôndegas com lentilha e purê de batatas ao lado de pessoas atendidas pela comunidade: uma refugiada afegã de 34 anos, uma nigeriana que chegou à Itália há quatro anos, uma mulher somali de 63 anos acompanhada por seu filho deficiente e uma italiana de 90 anos que depende do alimento distribuído pela instituição.