Título: Sarkozy afaga Brasil e pede reforma na ONU
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2010, Nacional, p. A6

Na frente do chanceler Celso Amorim, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez afagos ao Brasil e defendeu a reforma urgente do Conselho de Segurança da ONU. Durante seu discurso no seminário Novo Mundo, Novo Capitalismo, entretanto, Sarkozy não fez nenhuma alusão clara à compra dos caças Rafale pelo País.

Em meio a um pronunciamento sobre a reorganização do sistema financeiro, o presidente francês derivou para a política e defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU - ambição antiga de Brasília. "A França quer que os grandes países emergentes se associem à gestão mundial", destacou. "Quem pode acreditar que podemos resolver os problemas do mundo sem o Brasil? E sem a Índia? E sem um país africano? Não é apenas incompreensível, é absurdo."

Sarkozy também fez outro afago indireto à política externa do Brasil, ao atacar o G8, o grupo formado pelos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia. "O G8 tornou-se ridículo. Deixar de fora o G5 e convidá-los no final é um inaceitável", afirmou, referindo-se ao grupo que o Brasil integra.