Título: Eurostar volta a quebrar sob o Canal da Mancha
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2010, Internacional, p. A14

Empresa pode restringir operações dos trens nos próximos dias por causa da onda de frio, que também tem causado problemas nos aeroportos

O serviço de trens sob o Canal da Mancha voltou a registrar problemas ontem, depois que uma das composições da linha Eurostar, que fazia o trajeto Bruxelas-Londres, quebrou dentro do túnel. A onda de frio que atinge a Europa prejudicou as viagens nos últimos dias, provocando atrasos nos aeroportos da Grã-Bretanha, França, Irlanda e Holanda.

A Eurostar afirmou que pode restringir as operações dos trens nos próximos dias por conta do mau tempo e pediu para que os passageiros cancelem viagens que não sejam urgentes. Durante as festas de fim de ano, o transporte foi suspenso por vários dias depois de uma falha em um dos trens, que deixou centenas de pessoas presas no túnel por horas.

A onda de frio que atinge o norte da Europa - a pior em 20 anos - deve se estender até a próxima semana. Cerca de 4 mil pessoas ficaram sem eletricidade no sul da Inglaterra e os motoristas correram perigo por causa das rodovias congeladas. Os principais aeroportos da Grã-Bretanha permaneceram abertos, mas centenas de voos foram cancelados por conta da nevasca e do gelo. Mais de 2 mil escolas britânicas foram fechadas. A temperatura chegou a -17°C durante a noite em Benson, no sul da Inglaterra.

Racionamento

As baixas temperaturas provocaram uma demanda recorde por combustível para aquecedores. Dois terços das casas da Grã-Bretanha usam aquecimento a gás. Autoridades pediram para que as fábricas substituam temporariamente o uso do gás natural por carvão. A distribuidora de gás emitiu um alerta do equilíbrio do combustível, pedindo a redução voluntária do uso para que a demanda não supere a oferta. Esta foi a terceira vez que o aviso foi emitido - a primeira em março de 2006 e a outra na segunda-feira. A empresa responsável pela distribuição afirma que partes da Grã-Bretanha já operam com 96% da capacidade e não é possível aumentar o fornecimento.

Onda de Frio

Alemanha: Nove moradores de rua morrem pelas baixas temperaturas, que chegaram a -10º C

Irlanda: Voos cancelados, estradas e escolas fechadas

Polônia: Número de mortos chega a 122, a maioria desabrigados Suécia: Temperatura no norte do país chega a - 40,8º C