Título: Itália detém 14 em ação contra Máfia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2010, Internacional, p. A13
Polícia lança grande operação de combate ao crime organizado na região de Nápoles, área de atuação da Camorra
A polícia italiana afirmou ontem que prendeu 14 supostos integrantes de clãs da Máfia em uma operação na região de Nápoles. De acordo com fontes próximas ao caso, os detidos faziam parte de grupos que lutavam pelo controle do tráfico de drogas e da rede de extorsão no sul da Itália.
O capitão Gianluca Migliozzi afirmou que todos serão acusados de associação à Máfia, posse ilegal de armas e tráfico de drogas. Dados da polícia indicam que dos 14 presos, 11 foram detidos em Nápoles, 2 em pequenas cidades próximas e 1 na Bolonha, no norte do país.
A região de Nápoles é conhecida por ser a área de atuação da Camorra, uma das grandes famílias mafiosas da Itália. As outras três grandes organizações criminosas do país estão na Sicília (Cosa Nostra), Calábria (Ndrangheta) e Puglia (Sacra Corona Unita).
Um relatório divulgado no fim de 2008 pela Confesercenti, uma associação de empresários e comerciantes, afirmou que o segmento mais lucrativo da economia italiana é a Máfia, que tem um faturamento anual de US$ 166 bilhões e um lucro líquido de US$ 89 bilhões. Os negócios da Máfia representam 6% do Produto Interno Bruto (PIB) da Itália e afetam a receita de 180 mil comerciantes italianos.