Título: País recebe 1º lote de vacinas contra gripe
Autor: Amorim, Silvia ; Cattassini, Lais
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2010, Vida&, p. A15

Doses foram enviadas ao Butantã; produção nacional deve sair em 2011

O Instituto Butantã anunciou ontem a chegada das primeiras 5 milhões de doses prontas da vacina contra a gripe suína, compradas pelo Ministério da Saúde de um laboratório francês com o qual a instituição tem um acordo de transferência de tecnologia. No entanto, o início da produção nacional das doses, a cargo do Butantã, e prometida para este ano, atrasou e só deverá ocorrer em 2011.

A imunização no País, com as vacinas prontas, ocorrerá entre março e abril deste ano. O ministério divulgou ontem que acordos com três diferentes fabricantes vão garantir um total de 83 milhões de doses para o país, a um custo de R$ 1 bilhão.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que aguarda uma autorização da Anvisa para submeter a ensaios clínicos um adjuvante, substância que potencializa o poder imunizante das vacinas e poderá fazer com que o produto "renda" mais. Ainda neste mês duas fórmulas serão testadas para saber qual a mais eficaz para a duplicação do estoque.

Até o início de fevereiro, o Ministério da Saúde divulgará os detalhes da estratégia nacional de vacinação, que deverá priorizar grávidas, trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, crianças entre 6 meses e 2 anos, indígenas e pessoas com doenças crônicas preexistentes (cardíacas, pulmonares, renais, metabólicas), além de adultos jovens.

Em visita ontem ao Butantã, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) defendeu que a população seja imunizada contra o vírus H1N1. "Não se pode dizer que o pior já passou, pois a doença é cíclica e podemos voltar a viver a mesma situação do ano passado. Não tenho dúvidas de que teríamos mais riscos se não houvesse vacina", afirmou.

O governo nega problemas no processo, apesar de ter anunciado em 2009 que a vacina brasileira estaria pronta neste ano. Em agosto do ano passado, o então presidente da Fundação Butantã, Isaías Raw, disse que os testes nacionais com a vacina começariam em setembro daquele ano e que as doses feitas no Brasil estariam prontas ainda no segundo semestre de 2010.

Até hoje, 536 pessoas morreram em decorrência da gripe suína no Estado. No mundo, a OMS estima que tenham sido 12 mil mortes - taxa considerada baixa em relação ao total de infectados.

Saiba mais

Quem deve receber a vacina: Jovens saudáveis, na faixa dos 20 aos 29 anos; em algumas regiões, esse limite pode ser estendido até os 34 anos. Entre os idosos, somente os com doenças crônicas, como diabete e problemas cardíacos; os saudáveis receberão apenas a vacina contra a gripe sazonal. Além dos profissionais de saúde, grávidas, pessoas de todas as faixas etárias com doenças crônicas e crianças entre 6 meses e 2 anos, os indígenas também farão parte do grupo prioritário