Título: Para Obama, acordo é apenas o primeiro passo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/12/2009, Vida&, p. A21

"Não é suficiente para combater a ameaça da mudança climática, mas é um primeiro passo importante", disse o presidente americano Barack Obama sobre o acordo costurado ontem, que ainda seria votado em plenária. Ele disse que seu objetivo era um acordo legalmente vinculante, mas sabia que seria difícil. "Será preciso mais trabalho e confiança entre os países para obter outro acordo", disse. "É melhor ter frustração e cinismo e avançar que dar dois passos para trás."

O representante do G77, Lumumba Di-Aping, disse que integrantes do grupo dos países pobres, como o Sudão, bloquearão a proposta de acordo, considerado pouquíssimo ambicioso. "Se um país recusa, não há acordo. Muitos países já se manifestaram nesse sentido." Se essa sugestão vingasse, afirma, países da África e os pequenos Estados-ilha seriam devastados pelas consequências danosas do aumento da temperatura.

Integrantes da delegação brasileira avaliavam que o acordo seria vetado. Apesar de o Brasil dizer que votaria a favor, a avaliação do ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) é de que o resultado do documento é "médio inferior". "A posição que defendíamos era muito mais ampla do que essa. Mas não temos a posição do tudo ou nada. Reconhecemos que o acordo é melhor do que o zero absoluto." Para ele, "os Estados Unidos foram o principal entrave".