Título: DEM vai insistir para compor chapa com Serra
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/12/2009, Nacional, p. A7

Apesar do desgaste por conta do escândalo envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o comando do DEM vai insistir em ter a vaga de vice na chapa presidencial do PSDB. Com a desistência do tucano Aécio Neves, o governador de São Paulo, José Serra, se tornou o único candidato da oposição em 2010. Como acreditam que Aécio não aceitará ser vice, o DEM pleiteia a vaga.

"Sou amigo pessoal de Aécio e ao dizer que desistiria ele me garantiu que não será candidato a vice. Portanto, essa vaga deverá ser ocupada por um representante do DEM", diz o presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ). "Depois do recesso parlamentar, o partido se reunirá para começar a discutir o assunto e escolher quem será nosso indicado."

O DEM aceitava abrir mão da vice em favor de uma chapa puro-sangue tucana, com Serra e Aécio. Sem essa combinação, o partido avalia que tem direito ao posto em função de ser o principal aliado do PSDB. Dirigentes admitem rever posição se Aécio mudar de ideia e aceitar participar da chapa.

Com o escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal, a associação com o partido passou a ser evitada pelo PSDB. Mesmo após Arruda ter se desfiliado, o desgaste é muito forte. Por isso, o PSDB deseja evitar a ligação direta com os democratas para poupar Serra. Existe temor de que essa associação provoque queda do tucano nas pesquisas e beneficie a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT.