Título: Para 92%, invasão é ilegal
Autor: Froufe, Célia
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2009, Nacional, p. A11
Pesquisa com 2 mil pessoas feita pelo Ibope, a pedido da CNA, indica que MST deve lutar pela reforma agrária, mas sem violência ou ocupações
A maioria dos brasileiros considera ilegal a invasão de propriedades, segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), divulgada ontem. De acordo com o levantamento, 92% dos 2 mil entrevistados consideram as invasões ilegais. A pesquisa, que possui margem de erro de 2 pontos porcentuais para cima ou para baixo, foi feita pelo Ibope e trata das ações promovidas pelo Movimento dos Sem-Terra (MST).
Foram ouvidas pessoas nas cinco regiões do País, das quais 51% identificadas como da classe C, 27% das classes D e E, e 22% das classes A e B. O levantamento foi realizado dos dias 12 a 16 e novembro, um mês e meio depois que representantes do movimento ocuparam uma fazenda da Cutrale, no interior de São Paulo, e destruíram parte da lavoura de laranja. As imagens da destruição tiveram grande repercussão na mídia.
De acordo com a pesquisa, o movimento também não é bem-visto, mesmo quando o questionamento sai do aspecto da legalidade e trata da questão de simpatia pela causa. Segundo 90% dos consultados para a pesquisa, o MST deve lutar pela reforma agrária, mas sem violência ou invasão de terras. Para 85%, o direito de propriedade privada é essencial ao País e, para 77%, quem já possui uma propriedade hoje, tem o direito de escolher se quer ou não produzir nela.