Título: Criança no MA teve agulha inserida no corpo
Autor: Lima, Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2009, Vida&, p. A19

Caso de menino de 2 anos, que ocorreu em agosto, é investigado e pais não explicaram o que ocorreu; na BA, garoto passará por nova cirurgia

Após a notícia de que um menino de 2 anos e 7 meses teve dezenas de agulhas inseridas em seu corpo pelo padrasto, no interior da Bahia, revelou-se que um caso semelhante está sendo investigado no Maranhão. O caso ocorreu em agosto, na cidade de São Vicente Ferrer, a 75 quilômetros da capital São Luís.

O menino E.A.C., de 2 anos, foi internado no dia 10 de agosto pela mãe, Thamires de Araújo, de 20 anos, no hospital municipal de São Vicente Ferrer, com suspeita de fratura em uma clavícula e em cinco costelas. Entretanto, os exames de raio X comprovaram que a fratura aconteceu oito dias antes e que havia, no corpo da criança, sete agulhas. A mãe e o pai do menino não souberam explicar como as agulhas foram introduzidas no corpo da criança.

Até agora, o menino foi submetido a duas cirurgias. Duas agulhas foram retiradas, e seu estado de saúde é bom. A juíza da comarca de São Vicente Ferrer, Denise Pedrosa, retirou a guarda da criança dos pais biológicos. O menino agora está sendo criado pela avó materna.

Ontem, dois vizinhos do garoto foram intimados para depor. Hoje, os pais biológicos devem prestar depoimento ao delegado da cidade, Oto Feques.

Segundo o delegado, algumas informações prévias prestadas pelos pais biológicos chamam a atenção. A mãe teria especulado que a criança teria se automutilado com as agulhas; o pai, por sua vez, alegou que passava pouco tempo com a criança. "Na pior das hipóteses, vamos indiciar a mãe por negligência ou abandono de incapaz", afirmou Feques.

NOVA CIRURGIA

É considerada satisfatória a recuperação do menino M.S.A., de 2 anos e 7 meses, que teve o corpo perfurado por dezenas de agulhas em Ibotirama, oeste da Bahia. Segundo médicos do Hospital Ana Néri, em Salvador, onde a criança está internada, um ecocardiograma constatou que o estado do garoto é estável após a cirurgia de sexta-feira para retirada de agulhas do coração e pulmão.

O diretor do hospital, Roque Aras, afirmou que "o coração já é um problema superado". A equipe multidisciplinar que atende o menino marcou para amanhã a próxima intervenção cirúrgica. Dessa vez serão retirados objetos da bexiga e do intestino. Os médicos decidiram que, por enquanto, eles não vão operar o fígado.

M.S.A está sem febre, alimenta-se normalmente e até brinca com carrinhos que a mãe, Maria Souza Santos, pega na brinquedoteca da unidade.

Em Ibotirama, o juiz plantonista Antonio Marcos Martins atendeu ao pedido do delegado Elder Fernandes e prorrogou por mais cinco dias a prisão temporária dos três acusados do crime: o ex-padrasto do menino, Roberto Carlos Magalhães, sua suposta amante, Angelina dos Santos e uma amiga dela, Maria dos Anjos Nascimento.

O delegado pretende concluir o inquérito ainda nesta semana.