Título: Natal este ano não será só de lembrancinhas
Autor: Aragão, Marianna
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2009, Economia, p. B9

Após um ano da crise internacional, consumidores estão mais confiantes e lotam o comércio

Cenário comum nos dias que antecedem o Natal - com exceção do ano passado, quando a crise amedrontou parte dos consumidores -, o tradicional comércio popular da Rua 25 de Março e os shopping centers estavam lotados no fim de semana.

A empresária Silvana Miranda e a filha Natiele Christofoleti compraram dez presentes na região da 25 de Março. "Compramos carteiras, bolsas e brincos", disse Silvana, que ainda planejava comprar sandálias e uma árvore de Natal.

A empresária mora em Piracicaba, interior de São Paulo, e visita a 25 de Março pelo menos três vezes por ano. "É incomparavelmente mais barato", disse. "Brincos que custam R$ 13 aqui, lá saem por R$ 70." Silvana está animada com a situação econômica, após um ano do pico da crise. "No meu ramo, que é a construção civil, nem senti. O presidente falou a verdade, para nós foi uma marolinha."

A agente de segurança Valéria de Andrade e a filha Karoline, moradoras de Mogi das Cruzes (SP) compraram presentes para sete crianças. "Um velotrol (bicicleta de plástico) custa R$ 79 aqui", exemplificou Karoline. "Lá é até 50% mais caro."

O Índice Nacional de Expectativas do Consumidor (Inec), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) bateu recorde este trimestre, com 117,2 pontos. O otimismo pode ser verificado tanto na 25 de Março quanto no Shopping Cidade Jardim, que reúne lojas de alto padrão. O engenheiro Demétrio Bacarat comprou um home theater na loja Sony Style. "Estamos começando a fazer as compras de Natal porque acabamos de chegar de uma viagem de férias a Fortaleza", disse ele, que estava com a mulher, Maria Luiza, e dois filhos. "Os presentes deste ano devem ser melhores que do ano passado."

O casal Paulo Souza e Juliane Freitas, ambos vendedores, buscavam eletrônicos no Shopping Cidade Jardim. "A situação está bem melhor", disse Juliane. "No ano passado, muita gente ganhou só lembrancinha. Este ano vai ter presente."

Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo aponta que os eletrodomésticos e os eletrônicos devem liderar os gastos dos brasileiros no Natal. Quase 30% dos consumidores planejavam comprar esse tipo de produto.

Pedro Oliveira, gerente da loja Sony Style, afirmou que o destaque são os computadores portáteis. "Tivemos aumento grande das vendas desde o mês passado", disse. "Principalmente as máquinas menores, que as pessoas estão comprando como segundo notebook."

O balconista Edson Eduardo, que fazia compras de Natal na 25 de Março, não estava muito otimista. "Estou na mesma merda do ano passado", disse Eduardo, usando o mesmo palavrão empregado recentemente pelo presidente Lula em um discurso. Ele a mulher Elisa, também balconista, compraram cinco brinquedos para dar de presente e estavam arrependidos de terem vindo de ônibus de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. "Quase não tem diferença de preço", disse Eduardo. As compras foram parceladas no cartão. "Dividi em três, quatro vezes", contou. "Se aceitassem em 15, teria feito."