Título: Bento XVI convoca reunião para tratar de abusos sexuais
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2010, Vida&, p. 22

Papa discutirá medidas que serão adotadas contra quem encobriu crimes

CONDENAÇÃO - Após encontro com alta hierarquia da Irlanda, papa classificou abusos de "abomináveis"

CIDADE DO VATICANO O papa Bento XVI convocou o episcopado da Irlanda para uma reunião no Vaticano em meados de fevereiro com o objetivo de discutir as medidas que serão tomadas em relação às acusações de que a Igreja encobriu por anos os abusos sexuais de padres católicos a meninos, informou ontem o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Em dezembro, Bento XVI recebeu a alta hierarquia da Igreja irlandesa para discutir o escândalo.

Há rumores de que o papa entregará aos bispos e arcebispos irlandeses uma carta pastoral similar ao documento divulgado em 2002 em resposta a um grave escândalo de abusos sexuais cometidos por padres católicos nos Estados Unidos. A carta seria lida aos fiéis irlandeses durante as celebrações da Quarta-feira de Cinzas, dia 17 de fevereiro. Segundo uma investigação comandada pela juíza irlandesa Yvonne Murphy, concluída em novembro, os responsáveis pela arquidiocese de Dublin protegeram os autores dos abusos e não os denunciaram por mais de três décadas.

Em 11 de dezembro, após se reunir pela primeira vez com o episcopado irlandês e a Cúria romana, o papa condenou os abusos, classificando-os como "crimes abomináveis". Na ocasião, Bento XVI também prometeu investigar os casos e tomar medidas para punir o encobrimento dos casos.

Os bispos irlandeses pediram perdão publicamente às vítimas e lamentaram os erros cometidos para encobrir os abusos. Até agora, quatro bispos mencionados na investigação da Justiça irlandesa entregaram seus cargos.

CRÍTICAS FIRMES

Bento XVI esteve à frente da investigação do escândalo nos Estados Unidos, quando era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sob o papado de João Paulo II. Na época, por diversas vezes chamou os abusos de "crime odiosos" e afirmou que os padres que os cometeram "traíram" seus princípios, em um tom incomumente forte para a Igreja.

As medidas que serão adotadas pelo papa poderão mudar completamente a hierarquia a Igreja irlandesa, um dos países com maior porcentagem de católicos da Europa, que conta com cerca de 30 bispos.

O escândalo também deve acabar repercutindo sobre a economia das dioceses irlandesas, tal como aconteceu nos Estados Unidos, por causa da necessidade de pagar indenizações às vítimas. Em 2007, a Igreja americana desembolsou US$ 615 milhões (o equivalente a cerca de R$ 1,09 bilhão).

Recentemente, o cardeal brasileiro Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, pediu que se estabeleça as "responsabilidades objetivas" nos casos e não excluiu que os culpados sejam levados para a Justiça comum para serem processados.