Título: Queda nas exportações afeta mercado em São Paulo
Autor: Simão, Edna
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2010, Economia, p. B6
Quase 50% dos postos de trabalho fechados em dezembro em todo o Brasil ficavam no Estado de São Paulo. Das 415.192 vagas formais eliminadas no País, 191.186 eram ocupadas por trabalhadores paulistas, o que representa algo em torno de 46% do total.
"O volume de demissões surpreendeu", disse o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. "São Paulo concentra 30% do emprego do País e, portanto, os números estão mais do que desproporcionais".
Segundo ele, São Paulo teve uma perda relativa de emprego maior que os demais Estados porque concentra boa parte da indústria exportadora. O setor ainda se ressente dos efeitos da crise financeira que provocou retração dos mercados globais. "Além disso, nossa política cambial é desfavorável às exportações e favorece incrivelmente as importações, o que gera empregos na China e demissões aqui no Brasil."
Não por acaso a indústria de transformação foi a que mais demitiu no Estado em dezembro, com o fechamento de 80 mil vagas. A segunda maior perda de postos de trabalho (57,8 mil) foi no setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.