Título: Dilma será estrela do PAC 2, mas não vai tocá-lo
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2010, Nacional, p. A4

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, será a estrela do lançamento da segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previsto para o fim de março. Mas ela não tocará o plano. Além de deixar o governo justamente nessa época para entrar na corrida à Presidência, como exige a Lei Eleitoral, Dilma sabe que o PAC 2 só pode figurar no Orçamento da União de 2011.

Embora o Planalto tenha conseguido executar apenas um terço do PAC original, que hoje completa três anos, a segunda versão será anunciada com toda pompa. O projeto não está pronto, mas marqueteiros já trabalham na sua propaganda, para impulsionar a campanha de Dilma.

Na prática, o PAC 2 será um pacote que vai amarrar projetos novos e velhos sob nova embalagem. Terá foco em grandes cidades, com o objetivo de atrair os votos das regiões metropolitanas do Sul e Sudeste, onde a oposição está na frente na disputa com a petista. Mesmo sem poder levar adiante a segunda versão do programa, Dilma vai usá-lo como bandeira de sua campanha ao lado do projeto original.