Título: Desabrigados já são 2 milhões
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2010, Internacional, p. A10

A destruição causada pelo terremoto no Haiti no dia 12 obrigará as Nações Unidas a alimentar 2 milhões de desabrigados por cerca de 6 meses, de acordo com estimativas divulgadas ontem pela Comissão Europeia e pela própria ONU. O número corresponde a pelo menos dois terços de toda a população da capital.

A aglomeração de sobreviventes haitianos em grandes campos de desabrigados pode favorecer a propagação de doenças e sobrecarregar bastante as equipes humanitárias nos próximos dias, segundo avalia a ONU. "Os riscos para a saúde incluem surtos de diarreia, infecções respiratórias e outras doenças que podem afetar centenas de milhares de haitianos que vivem amontoados em campos superlotados com condições sanitárias praticamente inexistentes", disse Greg Elder, vice-diretor de operações da ONG francesa Médicos Sem Fronteiras (MSF), em Porto Príncipe.

Para Jean Philippe Chauzy, porta-voz da Organização Internacional de Migrações (OIM), já existem cerca de 450 campos provisórios funcionando em Porto Príncipe, com 370 mil pessoas vivendo sem acesso a água. Para o Programa Mundial de Alimentação da ONU, a prioridade será atender crianças e mulheres grávidas.