Título: Agência suspendeu venda de Speedy após pane
Autor: Marques, Gerusa
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/12/2009, Economia, p. B1
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem se baseado nas reclamações recebidas em sua central de atendimento para impor medidas de controle de qualidade às operadoras. Um exemplo foi a suspensão das vendas dos serviços de banda larga Speedy, da Telefônica, em junho deste ano. A comercialização ficou suspensa até agosto, quando a empresa colocou em prática um plano de emergência.
As reclamações também acenderam uma luz de alerta, em maio, em relação aos serviços de telefonia celular. A Anatel criou dois grupos de trabalho que vêm fazendo um acompanhamento periódico dos serviços, para verificar se a expansão das redes está acompanhando o crescimento da demanda.
A agência chegou a anunciar que só liberaria a venda de novos planos se as empresas comprovassem a ampliação na capacidade das redes.
As 106,2 mil queixas registradas em novembro na central de atendimento da Anatel estão abaixo da média mensal deste ano, que é de 125 mil queixas. A agência, no entanto, aguarda os números de dezembro, que deverão ser consolidados até o dia 20 de janeiro, para fazer uma avaliação final do ano de 2009.
Com o objetivo de ampliar a possibilidade de os clientes se manifestarem em relação aos serviços, a Anatel apresentou esta semana uma proposta de alteração nos regulamentos da telefonia fixa, celular e de TV por assinatura. As operadoras seriam obrigadas a informar aos clientes que a ligação feita para o call center da empresa está sendo gravada. As empresas teriam ainda que permitir o acesso dos usuários às gravações. A proposta ficará em consulta pública até 22 de fevereiro e terá que passar por mais uma votação pelo conselho diretor da agência para que entre em vigor.