Título: Presidente de facto some às vésperas da transmissão do cargo para sucessor
Autor: Simon, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2010, Internacional, p. A15
Na decisiva semana da sucessão presidencial, o líder do governo de facto de Honduras, Roberto Micheletti, fez o que zelaystas sonharam pelos últimos oito meses: sumiu.
O presidente interino foi internado em um hospital da capital no domingo e, desde então, "está incomunicável", dizem seus assessores. Primeiro, afirmou-se que Micheletti passava por "exames de rotina". Ontem, integrantes do governo de facto anunciaram que ele teve uma "alteração nos níveis de açúcar".
Micheletti prometera, na semana passada, afastar-se das "atividades públicas", embora continue formalmente à frente do governo de facto.
Manobra política ou questão de saúde, o repentino isolamento justificou sua ausência na cerimônia de posse dos deputados hondurenhos, quando o presidente eleito, Porfírio "Pepe" Lobo, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Romeo Vásquez, foram longamente ovacionados.
"Razões de força maior como essa hospitalização de emergência me impedem de estar presente em um tão importante e solene momento", afirmou o presidente de facto em carta lida aos congressistas.
A presença de Micheletti na posse de Pepe, que ocorre hoje no Estádio Nacional, tampouco está confirmada. Assim como Manuel Zelaya, o líder interino integra a bancada do Partido Liberal (PL), segunda maior legenda de Honduras, e foi eleito chefe do Congresso com a ajuda do governante que derrubou.
Após Zelaya tentar impor uma consulta popular considerada inconstitucional pela Suprema Corte e acabar expatriado para a Costa Rica, Micheletti, de 63 anos, assumiu o comando do Executivo, tornando-se a cara do governo de facto.
Embora não tenha concorrido a reeleição como congressista, o presidente interino recebeu do Legislativo o título de deputado vitalício e poderá participar das sessões da nova legislatura.
O serviço de correios de Honduras também decidiu homenagear o líder, lançando uma edição de selos com seu rosto estampado ao lado da bandeira hondurenha.