Título: Hillary se diz ofendida com críticas
Autor: Colon, Leandro ; Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2010, Internacional, p. A17

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse ontem que está ofendida pelas críticas feitas pela comunidade internacional à resposta dos EUA ao terremoto do dia 12 no Haiti.

Hillary não mencionou nenhuma crítica específica, mas disse que "parte da imprensa internacional não entendeu ou interpretou deliberadamente de modo errado" a decisão de Washington de enviar tropas, além de civis, para o Haiti.

Na semana passada, a ONG Médicos Sem Fronteiras se queixou da distorção das prioridades e do controle do aeroporto de Porto Príncipe pelos EUA, afirmando que voos americanos teriam prioridade de aterrissagem.

Funcionários brasileiros, franceses e de outros países disseram que não tiveram permissão de pouso na capital haitiana. O desembarque dos suprimentos foi feito na República Dominicana, o que atrasou a distribuição da ajuda em um dia.

No domingo, Guido Bertolaso, chefe do serviço de proteção civil na Itália, criticou a falta de coordenação no Haiti. Segundo ele, os EUA têm "muitos funcionários" ali, mas não encontram um líder capaz na missão.