Título: OMS deve mudar regras para declarar pandemia
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/01/2010, Vida&, p. A18

Investigada e sob pressão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) teve de se explicar diante de parlamentares europeus por causa da pandemia de gripe suína. Com vacinas encalhadas em praticamente todos os países europeus, deputados querem saber se a entidade de saúde não atendeu o lobby do setor farmacêutico ao decretar a pandemia.

Ontem, em audiência pública lotada no Conselho da Europa, em Estrasburgo, o responsável da OMS para a estratégia contra o H1N1, Keiji Fukuda, rejeitou a tese de que a entidade teria atendido empresas. Mas admitiu que o setor privado foi consultado, que a pandemia está sendo mais suave do que se previa e que a OMS deve revisar suas regras para determinar se modifica os critérios para a declaração de pandemias.

Investigações apontam que parte do grupo de especialistas que recomendou a declaração da pandemia havia recebido recursos para seus centros de pesquisas de empresas produtoras da vacina contra a gripe, como a GSK, Sanofi e Novartis. Desde meados do ano, as empresas ganharam milhões de dólares. Mas a população europeia ignorou os apelos para que se vacinasse. Em alguns países, menos de 10% dos habitantes tomaram o imunizante.