Título: Violência foi planejada, mostra vídeo
Autor: Arruda, Roldão
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2010, Nacional, p. A11
Um vídeo divulgado ontem pela Polícia Civil de Bauru mostra que a depredação da fazenda da Cutrale, invadida em outubro pelo MST, foi planejada. As imagens mostram uma reunião de militantes na qual o coordenador regional do movimento, Miguel da Luz Serpa, se dirige aos invasores e diz: "Esta é a quarta invasão e viemos aqui para, pelo menos, dar prejuízo a eles."
Serpa é uma das nove pessoas presas durante a Operação Laranja, desencadeada terça-feira. Ele já é investigado pelo Ministério Público Federal por desvio de recursos públicos de uma cooperativa de assentados rurais.
Em poder dos acusados, a polícia apreendeu adubos, defensivos e equipamentos que teriam sido furtados da propriedade. O vídeo foi apreendido durante as buscas realizadas nas casas dos detidos, no assentamento Zumbi dos Palmares, em Iaras. Para o delegado responsável pela operação, Benedito Valencise, ela ajudará a comprovar os crimes dos sem-terra.
O delegado também disse que o trabalho de investigação continua. Lembrou que dez mandados de prisão expedidos pela Justiça ainda não foram cumpridos.