Título: Depois de dominar TVs, chavistas avançam na internet e miram Twitter
Autor: Lameirinhas, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2010, Internacional, p. A14

Ocupar todos os espaços dos meios de comunicação e de todas as maneiras possíveis passou a ser a principal missão dos partidários de Hugo Chávez. Além do império de mídia mantido por eles - 34 emissoras de TV, centenas de estações de rádio, jornais de circulação regional e nacional e uma agência de notícias -, o plano agora é tomar as redes sociais da internet, como Twitter e Facebook.

"Não podemos deixar que os "esquálidos" tomem conta da internet", disse no programa La Hojilla, da VTV, o apresentador Mario Silva.

FERRAMENTA

O La Hojilla é uma espécie de CQC chavista radical, que ridiculariza políticos e programas das redes privadas. "A internet não é deles, ela é nossa também. Não me venham dizer que ela é uma ferramenta capitalista, dos ianques."

"De certo modo, o governo já controla a internet, pois a CanTV, operadora de telefonia e principal provedora de banda larga do país, foi nacionalizada em 2007", diz Nicola Cárdena, analista da Universidade Metropolitana. "O chamado de Mario Silva é coerente com a estratégia chavista de obter o monopólio da informação."

O governo também intensificou o cerco contra as empresas de mídia particulares. Para isso, utiliza as normas da Lei de Responsabilidade Social de Rádio e Televisão - a Lei Resort, de 2004. A Globovisión, emissora de oposição, tem recebido constantes sanções. Em julho, ela noticiou, antes do anúncio oficial, um leve tremor de terra em Caracas. O governo viu na notícia uma tentativa de espalhar o terror e a multou em quase US$ 2 milhões.

Semanas antes, o presidente da emissora, Guillermo Zoluaga, foi indiciado por esconder carros de luxo para especular com os preços. Zoluaga é dono também de uma concessionária Toyota.