Título: Préval pede doação de barracas
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2010, Internacional, p. A12

O presidente do Haiti, René Préval, pediu ontem à comunidade internacional a doação de forma urgente 200 mil barracas de campanha para proteger as famílias desabrigadas pelo terremoto antes da chegada da temporada de chuvas. Ela geralmente começa em maio no Haiti, mas algumas tempestades podem ocorrer antes.

Uma agência humanitária também pediu ontem o envio de doações ou mais tendas para abrigar os sobreviventes. O colapso de grande parte das construções em Porto Príncipe deixou pelo menos 1 milhão de desabrigados. Pelo menos 700 mil pessoas estão morando nas ruas da capital haitiana em tendas improvisadas com lençóis, plásticos, lonas ou pedaços de madeira recolhidos dos escombros.

O governo pretende enviar 400 mil pessoas para o interior do país, para acampamentos provisórios. Mas os especialistas podem demorar semanas para encontrar locais apropriados para receber os acampamentos, disse a Organização Internacional de Migrações (OIM). Segundo Vincent Houver, chefe da missão no Haiti desse organismo multilateral, a agência tem 10 mil tendas tamanho família em Porto Príncipe, mas calcula que sejam necessárias 100 mil para amenizar a situação. A OIM pediu doações no valor de US$ 30 milhões para comprar as tendas, mas até agora recebeu um terço do solicitado. Os funcionários a organização estimam que pelo menos 235 mil pessoas aceitaram a oferta de transporte grátis para sair de Porto Príncipe.