Título: Vice-presidente renuncia por razões pessoais
Autor: Lameirinhas, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2010, Internacional, p. A14
Após três dias de boatos veiculados por jornais venezuelanos, o vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizález, renunciou ontem aos dois cargos, alegando "razões estritamente pessoais". A mulher dele, a ministra de Meio Ambiente Yubirí Ortega, também deixou o cargo. O presidente Hugo Chávez aceitou renúncia de Carrizález e agradeceu por seu trabalho.
No sábado, o jornal "El Nacional" especulava que Carrizález teria discordado da decisão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de expropriar a cadeia de supermercados franco-venezuelana Êxito.Na nota oficial em que anunciou seu pedido de demissão, Carrizález desmente essa versão. "Minha saída não se produz por nenhuma discrepância com decisões do governo e qualquer outra versão diferente do motivo que aleguei para a renúncia é falsa e tendenciosa", diz a nota.
Carrizález, 59 anos, tinha ocupado o Ministério da Infraestrutura e o de Obras Públicas e Habitação. Nas últimas semanas, Chávez promoveu mudanças em seu gabinete. O ministro da Energia Elétrica, Ángel Rodríguez, foi demitido após anunciar a inclusão de Caracas no rodízio de apagões.