Título: Acidente aéreo mata mais de 90 no Líbano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2010, Internacional, p. A16

Boeing 737 que partiu de Beirute com destino à Etiópia cai após decolagem; autoridades libanesas descartam hipótese de terrorismo

Um Boeing 737-800 da companhia Ethiopian Airlines caiu no Mar Mediterrâneo na manhã de ontem logo após ter decolado do Aeroporto Internacional Rafik Hariri, em Beirute, no Líbano. O voo tinha como destino Adis-Abeba, na Etiópia, e levava cerca de cem pessoas a bordo.

O número exato de passageiros e tripulantes ainda é incerto. Autoridades aeroportuárias libanesas disseram que a aeronave levava 90 pessoas, mas fontes militares disseram que eram 97. Até a noite de ontem, 23 corpos tinham sido encontrados. O governo descartou a chance de encontrar sobreviventes. "O avião perdeu contato com os controladores aéreos libaneses logo depois de decolar", disse Wogayehu Terefe, porta-voz da Ethiopian Airlines. As causas do desastre ainda estão sendo investigadas, mas o presidente libanês, Michel Suleiman, descartou a hipótese de ataque terrorista. Testemunhas disseram ter visto o avião em chamas antes da queda.

Apesar do mau tempo - chovia bastante na hora do acidente -, helicópteros e navios militares participam das buscas, que contam com o apoio da Força Interina das Nações Unidas no Líbano. O premiê libanês, Saad Hariri, disse que os EUA também estão enviando para o local "uma equipe especial da Sexta Frota", além de um avião de reconhecimento e busca.

Do total de passageiros, 51 eram libaneses, de acordo com a companhia aérea, ou 54, segundo fontes militares. A empresa também disse que 24 passageiros eram etíopes. Havia ainda turcos, franceses, russos, sírios e britânicos. Marla Sanchez Pietton, mulher do embaixador francês no Líbano, Denis Pietton, também estava a bordo.