Título: Participação do Brasil não muda muito este ano
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2010, Economia, p. B6
Apesar da premiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de uma comitiva um pouco maior, a participação brasileira no Fórum Econômico Mundial não muda muito em relação aos anos anteriores, com apenas um debate específico sobre o País, na sexta-feira.
Participarão desse painel o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ex-ministro do Desenvolvimento e cochairman do Conselho de Diretores da Brasil Foods, Luiz Fernando Furlan (outra presença constante). O debate será moderado pelo economista venezuelano Ricardo Hausmann, de Harvard.
As participações brasileiras nos painéis são as do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, num debate sobre fluxos de capital; de Furlan, sobre "prosperidade com baixo carbono"; de Meirelles, sobre "gestão de risco financeiro"; e do chanceler Celso Amorim, na discussão "Repensando o Comércio e a Mudança de Clima", da qual farão parte também Pascal Lamy, diretor-geral OMC e os ministros de Comércio do Japão e da Índia.