Título: Mineiro ligou para paulista duas vezes
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/12/2009, Nacional, p. A4

A decisão do governador de Minas, Aécio Neves, já era aguardada pela cúpula do PSDB - inclusive a oficialização por meio de carta -, mas o que chamou a atenção dos tucanos foi a antecipação para esta semana. O presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), foi informado na segunda-feira.

Anteontem, o mineiro telefonou para o governador de São Paulo, José Serra, a fim de informá-lo de que faria um comunicado ontem. Serra estava na conferência de clima em Copenhague.

Ontem, Aécio voltou a procurar Serra para convidá-lo a ir a Belo Horizonte participar do anúncio sobre sua desistência de entrar na disputa. O paulista teria dito que chegara a São Paulo na mesma manhã e, além de estar febril, tinha compromissos administrativos no Estado, o que dificultaria a sua ida para Minas.

Os dois conversaram por telefone, e Aécio expôs suas razões, da mesma forma que Serra teria dito que continuava a achar que o prazo para tomar qualquer decisão deveria ser março do ano que vem. O mineiro telefonou também para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Cada um tem o seu tempo na política, e o meu é agora", teria dito.

Logo pela manhã, Aécio entregou duas cartas informando sua decisão a Guerra, que já estava em Minas, e ao secretário executivo do PSDB, Rodrigo de Castro. A eles disse que não tinha intenção de disputar como vice. Em seguida, antes do almoço, começou a ligar para aliados. O primeiro da lista foi o senador do PSDB Tasso Jereissati (CE).