Título: Piñera admite erros de aliados na ditadura
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2010, Internacional, p. A11
Candidatos chilenos discutem abusos dos direitos humanos em debate antes da eleição de domingo
O candidato favorito às eleições presidenciais chilenas, Sebastián Piñera, admitiu que parte de seus aliados "cometeu erros" relacionados aos abusos dos direitos humanos no regime de Augusto Pinochet (1973 - 1990), mas não descartou a possibilidade de que envolvidos na ditadura participem de seu governo.
"Parte do meu setor (da direita) cometeu erros", disse Piñera, após reconhecer que "soube desde o primeiro dia que se estavam violando os direitos humanos no regime militar". "O fato de ter trabalhado para um governo ? desde que não tenha cometido delitos ou ter atentado contra os direitos humanos ? não é nenhum pecado. Mas acho que não haverá a participação de ex-ministros do governo militar (em uma eventual gestão da direita)."
Faltando seis dias para o segundo turno das eleições, Piñera e o governista Eduardo Frei se enfrentaram na noite de segunda-feira num debate na TV. As violações dos direitos humanos da ditadura foram um dos principais temas do encontro, horas após a inauguração de um museu dedicado ao tema (mais informações nesta página).
O governista Eduardo Frei, prometeu que, se eleito, derrubará a lei de anistia, que protege alguns militares. Ambos se opuseram à lei do "ponto final", que anularia processos por crimes de lesa humanidade (a lei internacional se sobrepõe à lei de anistia).
Durante o debate, Frei surpreendeu ao se dizer disposto a discutir uma saída soberana para o mar para a Bolívia. Piñera afirmou que só permitiria o uso de portos: "Não cederemos nosso território, nem mar." O opositor criticou Cuba por ser uma "ditadura", onde os direitos humanos são desrespeitados, e disse que a Venezuela "não é uma democracia".
Piñera venceu o primeiro turno, em dezembro, com 44% dos votos (Frei obteve 29%). Pesquisas lhe dão 46% das intenções de voto, 5 pontos a mais do que o governista.