Título: Falta de contato preocupa o Itamaraty
Autor: Giuliana, Damaris
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2010, Internacional, p. A13

Presidente Lula só se manifestará após reunião com general Jorge Félix

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir hoje com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Félix, para informar-se sobre a extensão do terremoto que abalou ontem a capital do Haiti, Porto Príncipe. Antes disso, Lula não fará nenhum comentário sobre o assunto, informou o Palácio do Planalto.

O Ministério das Relações Exteriores informou ontem à noite que, assim que soube do terremoto, o chanceler Celso Amorim entrou em contato com o presidente. A assessoria do Itamaraty disse que Lula manifestou muita preocupação com os 1.300 militares brasileiros que estão no país e com os haitianos de forma geral.

Mas, até as 0h45 de hoje, o Itamaraty não tinha informações mais precisas sobre a abrangência do abalo nem se havia brasileiros entre as prováveis vítimas. O Itamaraty informou, em nota, que, segundo relato do Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu danos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. A assessoria informou ainda que Amorim telefonou para o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean, para prestar solidariedade.

OBAMA

O presidente americano, Barack Obama, disse ontem que seus "pensamentos e orações" estavam com o povo do Haiti e enviou uma equipe de ajuda. "Estamos monitorando de perto a situação", disse Obama em um comunicado.