Título: Resposta americana à crise é rápida e ampla
Autor: Carranca, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/01/2010, Internacional, p. A18

EUA despacham 12 mil homens, 4 navios, 19 helicópteros e 12 caças

O governo dos Estados Unidos, que desde setembro de 2001 trabalha em regime de alerta permanente, na rede de salas de situação que interliga as áreas estratégicas da administração federal, decidiu agir no devastado Haiti menos de seis horas depois do terremoto do dia 12.

De acordo com fontes do Comando Sul ? a agência que cuida da pauta militar da América Latina e Caribe ? o time de assessores do presidente Barack Obama determinou que a ação fosse rápida, ampla e eficiente. Ganhou nome, Operação Resposta Unificada, e um contingente que já chega a 12 mil homens e mulheres ? cerca de 5 mil a mais que o total da força de estabilização da ONU, uma coalização de 17 países, liderada pelo Brasil.

Trabalharam depressa. Os primeiros 2 mil paraquedistas e fuzileiros, o núcleo da elite combatente americana, desembarcaram em Porto Príncipe na quinta-feira. Ontem, a tropa e os recursos para socorro e assistência às vítimas continuavam chegando, levando veículos Hummvee, de blindagem leve, helicópteros, barracas infláveis, remédios, comida.

Segundo o porta voz do Pentágono, Josh Hauser, até a meia-noite de sexta-feira haviam sido distribuídos 1,4 milhão de garrafas de água, 800 mil refeições em kits individuais para 3 dias e 18 toneladas de suprimentos médicos.

A manifestação mais evidente da presença americana está no mar. O navio-hospital USNS Comfort começou a trabalhar há três dias. Ancorado a 16 quilômetros da costa, está o porta-aviões nuclear Carl Vison, um gigante do tamanho de três campos de futebol, alto como um prédio de 25 andares, guarnecido em condições de batalha por 6 mil tripulantes e 90 aviões ? 40 deles supersônicos de ataque (ver infográfico) o navio foi transformado numa base logística.

A ala aérea soma agora 19 helicópteros e a dos caças pode ter sido reduzida, talvez, a 12 unidades, o necessário para uma pouco provável necessidade de defesa. Mas no espaçoso hangar inferior foi instalado um armazém com produtos de tipo variado. A galeria de serviços virou um centro médico de bom porte ? capaz de realizar, por exemplo, neurocirurgias ou de revascularização de partes do corpo esmagadas. O foco desse serviço, entretanto, é a triagem, primeiros socorros, estabilização e encaminhamento dos feridos para os serviços específicos de cada caso.

O Vinson foi cenário de filmes de ação, como Top Gun, de 1984, com Tom Cruise, e Atrás das Linhas Inimigas, de 2001, com Gene Hackman.

O porta-aviões é secundado pelo navio de assalto anfíbio USS Bataan, de 40,3 mil toneladas, preparado para deslocar de 1,8 mil a 2,2 mil fuzileiros e várias combinações de helicópteros e de jatos de decolagem vertical ? estes dispensados no cenário das operações no Haiti. Os homens da 22ª Unidade Expedicionária chegaram às praias em lanchões empregados também para o transporte de caminhões, jipes, tratores e barracas infláveis.

No porto está fundeado o cruzador CG-60 Normandy, de 9,6 mil toneladas, o nono exemplar de uma classe de 22 navios lançadores de mísseis de cruzeiro de longo alcance da Marinha dos EUA. No Haiti, sua sofisticada central eletrônica está cuidando da vigilância e da coordenação do tráfego aéreo de grande intensidade que chega e parte do precário aeroporto da capital.