Título: Secretária diz que Préval dá mais liberdade aos EUA
Autor: Thomé, Débora
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2010, Internacional, p. A10

Hillary afirma que americanos trabalharão para "apoiar os 7 mil soldados da ONU e não para suplantá-los"

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou ontem que o governo haitiano deu a Washington "liberdade de ação" para conduzir as operações de emergência.

Depois de uma reunião de uma hora com o presidente haitiano, René Préval, Hillary disse que os esforços de resgate e manutenção da paz no país poderiam ser mais eficientes se o Parlamento desse a Préval mais poderes de emergência, para decretar toque de recolher, por exemplo - acrescentando que esses poderes poderiam ser delegados.

"O decreto daria ao governo um poder enorme que, na prática, eles delegariam." O presidente haitiano divulgaria ontem um comunicado conjunto Haiti-Estados Unidos detalhando o plano de ação.

Hillary ressaltou que os EUA estão no Haiti "a convite do governo haitiano".

A secretária de Estado afirmou que os americanos estão trabalhando em conjunto com os 7 mil soldados da missão de paz da ONU. "Estamos trabalhando para apoiá-los e não para suplantá-los."

Segundo Denis McDonough, vice-assessor de segurança nacional do presidente Barack Obama, estava em fase final um comunicado detalhando o acordo. Mas McDonough disse que tudo será feito em coordenação com a ONU e o governo haitiano. E ele voltou a elogiar o trabalho dos militares brasileiros na Minustah.

Mais cedo, o general "Ken" Keen, vice-comandante do Comando Sul, que está no Haiti, afirmou que um efetivo de 3.500 soldados americanos vai assumir um papel mais ativo no combate a incidentes violentos que estão aumentando no Haiti. "Nossa principal missão é assistência humanitária, mas o componente segurança vai ser uma parte cada vez maior disso", disse Keen em entrevista à rede ABC de televisão. "E nós teremos de abordar isso em conjunto com a ONU, e rapidamente. "

Keen afirmou que houve um aumento em incidentes violentos como saques e tumultos, e os militares estão acompanhando isso "atentamente".

Ele disse que já há uma presença significativa de tropas da missão da ONU e policiais no Haiti, cuidando da segurança . "Precisamos, obviamente, de um ambiente seguro para continuar a oferecer assistência humanitária da melhor maneira", disse o coronel.

Até amanhã, devem chegar ao Haiti milhares de soldados americanos, aumentando o contingente no país de mil para 10 mil soldados dos EUA, parte em terra e parte em navios ancorados na costa.

AEROPORTO

O Coronel Buck Elton, comandante das operações especiais do Comando Sul no Haiti, afirmou que o tráfego no aeroporto de Porto Príncipe melhorou muito e apenas um avião com suprimentos não conseguiu pousar ontem, por falta de espaço.

No sábado, segundo ele, de 67 voos, apenas 3 tiveram de ser desviados. Os americanos foram duramente criticado pelo governo brasileiro, francês e por algumas ONGs que tiveram seus aviões impedidos de pousar.

Elton disse que o Exército americano, no controle do aeroporto, não está dando prioridade aos aviões militares americanos, mas estão tentando acomodar todos da melhor maneira. "Melhora a cada dia", disse.