Título: Seleção do Enem recebe 793,9 mil inscrições
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2010, Vida&, p. A22

Número ficou próximo da estimativa do MEC, de 800 mil candidatos;[br]lista de aprovados nas 47,9 mil vagas disponíveis estará disponível hoje

A primeira etapa de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das instituições federais de ensino superior terminou ontem com 793.910 candidatos inscritos para as 47,9 mil vagas oferecidas. A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com 16.253 candidatos para 752 vagas, o curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC concentrou o maior número de interessados. Na outra ponta, Música na Universidade Federal de Rondônia, com 18 alunos teve a menor procura, porém a concorrência é maior já que são só duas vagas.

O Ministério da Educação (MEC) não divulgou ontem a concorrência nem as notas de corte atualizadas para cada um dos cursos. Os dados só deverão sair hoje, quando será divulgada a lista de aprovados em cada um deles, além das vagas que sobraram para serem redistribuídas na segunda etapa - entre os dias 15 e 20 deste mês.

Apesar dos problemas na internet enfrentados pelos estudantes nos primeiros dias, o sistema chegou próximo da estimativa do MEC de receber cerca de 800 mil inscrições. No total, 2,6 milhões de alunos fizeram o Enem. No entanto, parte pretendia obter a certificação de ensino médio, também incluída na prova, e parte vai tentar vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas em faculdades particulares para alunos carentes e deve abrir o processo de seleção na próxima semana.

CERTIFICAÇÃO

Ontem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a nota de corte para a certificação do ensino médio, que será de 400 pontos em cada uma das cinco provas, incluindo redação. A pontuação, apesar de abaixo da média de 500 pontos, significa que os estudantes conseguiram adquirir as competências exigidas para alguém que concluiu a escola.

Em média, 14% dos estudantes que fizeram o Enem este ano ficaram com notas abaixo dos 400 pontos nas provas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. A única exceção foi redação, em que apenas 9% fizeram menos de 400 pontos. Este ano, o Enem, além de integrar parte dos vestibulares das federais, também substituiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Isso significa que, se um estudante que concluiu o ensino médio na educação de jovens e adultos (antigo supletivo) obtiver os 400 pontos, pode retirar seu certificado. Para isso deve procurar a secretaria estadual ou municipal da educação ou um Instituto Federal Tecnológico (Ifet).